O Google foi construindo publicamente minúsculos chips de radar desde 2015. Eles podem te dizer o quão bem você dorme, controlar um smartwatch, contar folhas de papele deixar você toque o menor violino do mundo. Mas o radar Soli da empresa não teve necessariamente sucesso comercial, apresentando mais destaque em um telefone Pixel malfadado. Agora, o Google lançou um padrão de API de código aberto chamado Ripple isso poderia teoricamente trazer a tecnologia para dispositivos adicionais fora do Google – talvez até um carro, já que a Ford é um dos participantes do novo padrão.
Tecnicamente, Ripple está sob os auspícios da Consumer Technology Association (CTA), o mesmo órgão da indústria que hospeda a feira CES em Las Vegas todo mês de janeiro, mas há poucas dúvidas de quem está realmente por trás do projeto. “O Ripple irá revelar inovações úteis que beneficiam a todos. O radar de uso geral é uma tecnologia emergente chave para resolver casos de uso críticos de uma forma que respeite a privacidade ”. lê uma citação de Ivan Poupyrev, o homem que liderou a equipe do ATAP skunkworks do Google que criou Soli em primeiro lugar.
“Standard Radar API” parece ser o nome original
Adicionalmente, o projeto Ripple no Github é preenchido com referências ao Google, incluindo várias instâncias de “Copyright 2021 Google LLC,” e os colaboradores precisam assinar um contrato de licença de código aberto do Google para participar. (Um commit aponta que o projeto foi atualizado “para incluir CTA”.) Ripple parece ser uma reformulação da “API de radar padrão” do Google, que propôs discretamente um ano atrás (PDF).
Porém, nada disso torna menos empolgante que Soli possa encontrar uma nova vida, e pode haver algo na ideia de que o radar tem benefícios para a privacidade. É uma tecnologia que pode detectar facilmente se alguém está presente, por perto e / ou dizendo ao dispositivo para fazer algo sem a necessidade de um microfone ou câmera.
A Ford, por sua vez, diz ao The Verge que o radar interno pode se tornar parte de suas tecnologias de assistência ao motorista. No momento, a montadora diz que está usando “radares externos avançados” para pesquisar esses recursos (o que parece caro para mim). Aqui está uma declaração de Jim Buczkowski da Ford, que atualmente chefia a equipe de Pesquisa e Engenharia Avançada da empresa:
Estamos pesquisando como usar o radar interno como uma fonte de sensor para aprimorar as experiências do cliente, além de nossas tecnologias líderes de assistência ao motorista do Ford Co-Pilot360, que atualmente usam radares externos avançados. Uma API padrão, com a participação da indústria de semicondutores, nos permitirá desenvolver software independente da fonte de hardware e dar às equipes de software latitude para inovar em várias plataformas de radar.
Outras empresas de gadgets também estão pesquisando o radar: Amazon está explorando de forma semelhante se o radar pode ajudar a monitorar seus padrões de sono; esta coleira de cachorro inteligente usa radar em miniatura para monitorar sinais vitais, mesmo se o seu cão for super peludo ou peludo, e esta lâmpada faz a mesma coisa com os humanos. Mas a maioria dos participantes listados sob a iniciativa do Google são fornecedores de chips e sensores, por enquanto. Apenas Ford e Blumio – que tem um kit de desenvolvimento para um sensor de pressão arterial baseado em radar – se destacarem.